INSÓLITO




Insólito - Não sólito; desusado, contrário ao uso, ao costume, às regras; inabitual. Procedimento insólito; vestes insólitas; anormal, extraordinário.

A linguagem coreográfica deste espetáculo coloca em cena um repertório de movimentos inspirado em danças urbanas, capoeira e inúmeras danças que compõem a cultura Hip Hop. O coreógrafo, embalado por canções POP remixadas em uma trilha sonora original, propõem uma reflexão sobre a complexa relação do artista contemporâneo com os novos desafios globais. Esta reflexão é introduzida no espetáculo através de citações de Goethe, Tolstoi, Oscar Wilde, Benjamin, Álvaro e Pavese a respeito da arte que são projetadas em uma tela apresentando um prólogo. O que se desenrola pode ser literalmente traduzido pela definição da palavra "Insólito”.
O espetáculo teve estreia em 2002 e foi remontado em 2012. Rui Moreira revisitou a partitura coreográfica de Insólito e promoveu estudos tendo como norte as observações e constatações do Núcleo de estudos de Danças Negras Contemporâneas que esteve reunido em uma imersão artística com vários criadores por um período de 60 dias no espaço cultural Tambor Mineiro em Belo Horizonte.  Isto alterou sensivelmente o resultado cênico obtido na primeira montagem.



Direção geral e coreografia
Rui Moreira

Assistente de coreografia
Bete Arenque

Iluminação
Telma Fernandes / Edimar Pinto

Programação visual
Mateus Guerra and Gabriela Guerra.

Figurinos
Martielo Toledo

Remixagens e trilha original
Lucas Miranda, André Ladeira, Matheus Almeida e DJ Ratto.


Músicas remixadas
Moloko

Trilha de 2012
Moloko e trilha original ao vivo de Luã Linhares.

Elenco 2002
Bete Arenque, Elaine do Carmo, Aretha Maciel, Clicia Gonçalves, Charles Davidson, Dewson Mascote, Rodrigo Peres, Leonardo Peixoto, Anatole Naboa, Wenderson Nonato, Jadir de Souza - DJ Rato

Elenco 2012
Bianca Arenque, Gutielle, Paola Abreu, Clarisse, Jussara, Gaya Gandara,  Maximiller, Iago Henrique, Leandro Belilo, Ledni, Vitor Alves, Kaos, Luã Linhares - músico

Duração
45 minutes

Produção Geral
SeráQ. Cia de Dança e  Associação SeráQuê? Cultural

Nenhum comentário: